Por que meus periquitos não reproduzem? Eis a questão!

Uma das mais frequentes dúvidas que recebo aqui no Portal não poderia deixar de virar um post, afinal este é um dos assuntos que mais podem intrigar um criador iniciante.

Várias pessoas acham que é só colocar um periquito macho e um periquito fêmea em uma gaiola com ninho e já irão começar a se reproduzirem no dia seguinte ou em uma semana, mas na prática descobrem que não é bem assim, você deve achar que esteja exagerando neste momento quando escrevo isto, mas não.

Se você é umas dessas pessoas que pensam assim, não se esqueça, periquito é um animal e não uma máquina que se programa para fazer tal coisa quando quer, é preciso ter paciência, pois pode ser um processo demorado.

Mas e aí? Afinal de contas por que seus periquitos não se reproduzem nunca?


Se você já tem um casal há algum tempo, existem alguns fatores que você tem que levar em consideração quando seus periquitos não reproduzem, um deles é o fato dos periquitos serem muito novos para isso, neste caso eles poderão levar vários meses para começarem a criar, tenha paciência.

Outro fator é a incompatibilidade do casal, como já disse no post Formando casais algumas fêmeas podem não aceitar o macho, é raro, mas acontece as vezes, daí tudo se complica e não irão criar mesmo. Neste caso é necessário que troque um dos dois e tente novamente, lembrando que irá demorar mais um pouco, até que esse novo periquito se adapte ao novo lar e também até que formem um casal.

Macho com macho ou fêmea com fêmea não irão se reproduzir, sei que isso parece besteira e que todo mundo sabe disso, porém já vi casais de fêmeas e casais de machos, não estou brincando, podem enganar bem, isso geralmente ocorre pela falta de um periquito do sexo oposto. Já recebi várias dúvidas perguntando se era casal ou não pois a fêmea sempre chocava e não nascia nada, quando dizia que não a pessoa ficava inconformada com aquilo. Fêmeas podem botar normalmente sem macho. Veja aqui como identificar o sexo de seus periquitos.

A infertilidade ou problemas de fertilidade do macho ou da fêmea também é considerado um fator. Se você tem certeza que seus periquitos são um casal e eles sempre tentam se reproduzirem, mas não adianta pois não nasce nada pode ser que seja isso. Neste caso, troque um dos dois e coloque outro para formar casal. Se trocou o macho e mesmo assim não nasceu nada o problema é com a fêmea, já se trocou a fêmea e nada mesmo o problema é com o macho.

Este foram os principais fatores que podem fazer com que seus periquitos não tenham se reproduzido ainda, no começo pode ser difícil mesmo, é completamente normal, não desanime.

Dica: Já tentou de tudo e seus periquitos não reproduzem mesmo, a fêmea até fica dentro do ninho, mas apenas "choca perna" e nada de ovos? Experimente tirar o ninho por algumas semanas, troque a gaiola de local, isso geralmente ajuda.



210 comentários:

  1. :( que sorte essa minha em, os dois tem o bico azul... :( mais como estou com eles desde que nasceram, nao posso, nem quero me desfazer de nenhum, por esse motivo gostaria de saber se eu acrescentar uma fêmea á gaiola, vai dar briga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, provavelmente vão brigar por causa dela. O correto seria duas fêmeas e um casal em cada gaiola.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
    2. Everton me ajude meus 2 periquitos australianos nao se reproduz mais ele sse beijam e tudo mais ,soque quando o macho tenta subir en cima da femia ela nao deixa mais fica beijando ele e eles tem o ninho e tudo mais

      Excluir
    3. É verdade que não pode mudar a gaiola de lugar pra nada e até pra trocar a comida e limpar o fundo tem que ter muito cuidado?

      Excluir
    4. Cara, eu acho que se deve evitar mexer muito, deve-se deixar em um lugar calmo e tals, mas eu tive um casal por exemplo que ficava em um local muito barulhento e eu trocava a gaiola sempre de lugar hehehehe, mas ela criou 6 filhotes, mas ela não cuidava mto bem das crias e morreram 2 deles, tudo depende muito do costume dele com o local, mas via de regra, deixe seu casal em um local calmo e mexa somente o necessário na gaiola

      Excluir
    5. Oi Everton botei um jornal no fundo da gaiola i eles rasgarao u que significa isso tenho a caixinha qui e o ninho dentr

      Excluir
    6. Oi Everton botei um jornal no fundo da gaiola i eles rasgarao u que significa isso tenho a caixinha qui e o ninho dentr

      Excluir
    7. O caso do jornal é o seguinte cara vc pois o jornal la ai eles decidiram rasgar e rasgaram.

      Excluir
  2. Bom di, no meu caso pelo que pude observar, o macho que está rejeitando a fêmea, e também a fêmea ainda não pôs nenhum ovo de formal que seja normal mesmo sem o macho fecundar...o que eu faço, Troco a fêmea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Neste caso você pode trocar qualquer um dos dois.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  3. Aqui tenho um casal que a fêmea, entra dentro do ninho e fica roendo ele e nada de ovos, apesar de ser um casal formado a uns 5 meses, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Repare se a região da narina da fêmea está marrom, se sim, ela está na época de reprodução. Tudo em seu tempo, quando ela sentir vontade ela irá criar.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  4. queria que a próxima noticia do Everton seria sobre as raças dos periquitos eu tenho a Cristal que é da raça Arco-íris,responda quem tive de outra raça.

    ResponderExcluir
  5. Na minha casa nasceu um casal de periquitos australianos eles podem formar um casal para procriarem? Ou o fato deles serem irmãos eles não vão conseguir?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim podem mais nao e aconselhaveu pois os filhotes podem nascer com deficiencia


      Excluir
  6. Ola eu tenho 2 periquitos um da cera azul e hum da cera branca meia marrom é fêmea ou macho e tbm se for ela ta bem gorda e entra dentro do ninho de vez e quando me ajuda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O da cera azul e macho e da cera branca e meio marrom e femea e esta na epoca de reproduçao

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Everton Santos,por favor preciso de ajuda,tenho uma piriquitinha que não anda muito bem,ela tem tido uns surtos ultimamente ela cai do poleiro e fica se debatendo dentro da gaiola e quando passa não consegue ficar de pé direito,fica tonta e por ultimo esta com diarréia. Me ajude por favor estou desesperada,obrigada!!! - Ozana Onofre

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde tenho uma femea e elas pos 8 ovinhos mas nao tinham nada agora a mais ou menos duas semana trouxe um macho pra ela mas eles meio q se estranham as vezes ela ta dando mordinha no pescoço dele e ele deixa rss,mas quando ele vai entar no ninho ela nao deixa será que ela nao gostou dele? ou ainda tao se conhecendo? e outra coisa ela ta arranhando as garras no ninho direto e da ultima vez q ela fez isso meu tio disse q era pq ela iria por ovos e agora sera que é isso tbm ou tem outro motivo pra ela fazer isso?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Tenho uma femea há cinco anos, neste período já troquei de macho quatro vezes, ela rejeita todos. Nunca permitiu eue nenhum se aproximasse, porém o último consegue dar comida na boca e sô. Ele tenta de tudo, mas acaba apanhando dela. Já pensei em coloca-la num viveiro para ver se ela escolhe, pois gostaria muito de ver uma ninhada, nem vitamina de reprodução ajudou. Pode me dar uma ideia do que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha acho que a ideia de colocar no viveiro com alguns macho e outras femeas pode dar certo mas acho também q sua femea ja ta um pouco velhinha as dicas que tao abaico pode ajudar

      Excluir
    2. Acima no texto que fala sobre reproduçao

      Excluir
  11. Boa Tarde. Gosto muito do seu site. Mas hoje gostaria de fazer um comentário que não é sobre os nossos adorados periquitos. Só gostaria de falar....com todo o respeito...apenas uma dica de português....MAIS...com "i" é advérbio de intensidade....e "MAS"...sem "i"..é conjunção adversativa...com o mesmo sentido de Porém, contudo, todavia, entretanto....enfim....o correto, quando se quer dar ideia adversativa é usa r o "MAS"...sem a letra "i". Fica a dica. Espero que não se ofenda.

    ResponderExcluir
  12. Ola , tenho 3 periquitos australiano sendo duas fêmeas e um macho em uma só gaiola ,mais uma das fêmeas esta com a bunda despenada e piscando ,e a região do seus olho esta inchada, oq seria isso ?

    ResponderExcluir
  13. Minha piriquita femea quer entrar no ninho, mais o macho nao deixa ela entrar, rola ate briga.
    Eu tenho eles ja faz 1 ano eles nao colocaram ovos.

    O que eu faço???

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber qual o lugar ideal da casa para colocar a gaiola do periquito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aconselharia você colocá-los em lugares altos acima de 1,5m,e em lugares calmos

      Excluir
  15. Eu crio um casal soltos dentro de casa,imagina a festa!pois bem eles se coçam muito ja usei remedio caseiro e nada mas eu vi q tem penas nascendo ainda e sao canhoes é normal?els nao sao bebes mas ainda nascem penas.obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os periquitos trocam de penas sempre antes da reproduçao

      Excluir
  16. Por que o meu casal só produz machos?

    ResponderExcluir
  17. Tenho mts.periquitos e já perdi varios pq.eles brigam mt.ao ponto de se matarem não sei mas o q/fazer a não ser separar e cuidar do outro ferido qual a orientação de vcs.estou assustada .Obrigada

    ResponderExcluir
  18. À cerca de um mes a periquita pos 4 ovinhos, mas ainda não à qualquer resultado. Ela passa a maior parte do tempo no ninho. É normal estar tanto tempo sem resultados ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pois o tempo de incubação é de 18 dias

      Excluir
  19. oi queria saber se eu colocar um macho com duas femeas vai dar briga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao se tiver dois ninhos e um espaço amplo

      Excluir
    2. Nao se tiver dois ninhos e um espaço amplo

      Excluir
  20. Tenho um casal de periquitos e hoje estava observando-os, percebi que a minha fêmea tem a região do ânus meio inchado, totalmente diferente do macho! isso é normal? Mari ultimamente só vive no ninho, e cochila muito na entrada do ninho como se quisesse impedir que qualquer coisa entre nele! Ela pode ta na fase da reprodução? vejo eles trocando muito carinho, parece até que se beijam, e Ben mudou o jeito de cantar, agora ele ta mais afinado! mas ainda não vi eles acasalando!! o que tu acha? me ajuda!!1 obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim certamente ela ira reproduzir nao mecha no ninho pois podera prejudicala e fazera ela abandonar o ninho

      Excluir
  21. Olha o macho tentou cruzar com a femea so que ela nao. quis ele tentou subir nela mas ela nao quis. Parece que o bumbum dela ta inchadinho

    ResponderExcluir
  22. Meus periquitos cruzaram, a fêmea botou um ovo eu olhei, e viajei, passei 4 dias fora, quando voltei ainda tinha o mesmo o ovo. Olhei pra ver se tava goro, no meio é escura e nas pontas é mais claro! olhei se tava goro, mas só faz 5 dias que ela pôs! E aí, o tu acha??

    ResponderExcluir
  23. tenho uma fêmea e acho que ela defecou quando estava no ninho, e então ficou grudado no ânus dela, tem algum problema? isso pode fazer mal a ela ou entupir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4 dias sem responder a questão do cara, a fêmea já deve ter morrido. incompetência

      Excluir
  24. Oi hoje a minha femea morreu. Ela estava com 6 meses. O macho sempre bateu muito nela mesmo apartando quando ficavam perto ele batia novamente. Queria saber se ele pode ter matado ela ja q ate ontem ela estava normal. E qual eh o tempo de vida desses bichinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o macho não aceitou a fêmea que é uma situação rara de acontecer,tente colocar outra fêmea pra ver oque acontece.Em média 12 anos...

      Excluir
  25. Oi hoje a minha femea morreu. Ela estava com 6 meses. O macho sempre bateu muito nela mesmo apartando quando ficavam perto ele batia novamente. Queria saber se ele pode ter matado ela ja q ate ontem ela estava normal. E qual eh o tempo de vida desses bichinhos?

    ResponderExcluir
  26. Oi, comprei um viveiro para o meu casal de periquitos que tem esses dimensões 120 CM de Altura, 70 CM de comprimento, 40 CM de largura e gostaria de botar mais algumas casais, ate quantos posso botar? Vou botar quantos ninhos forem necessários! Obrigado, espero a resposta!

    ResponderExcluir
  27. Boa noite! Tenho um casal em uma gaiola, coloquei um ninho em abril e ela botou 6 ovos e todos sumiram, achei uns 2 no fundo da gaiola. Depois disso ela botou mais 8 ovos e tem 2 meses q está no ninho e nada de chocar. E pior de tudo q ela está c o peito cheio, parece ter mais ovos pra por. Sabem me dizer o que pode está acontecendo? Como ela n choca estou com vontade de retirar o ninho, porém c receio dela morrer por n ter onde botar mais esses ovos. Será q ela não chocou por que coloquei o ninho em abril? Ou será por causa do frio intenso nessa época do ano?

    Obrigado pela atenção de todos.
    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite! Tenho um casal em uma gaiola, coloquei um ninho em abril e ela botou 6 ovos e todos sumiram, achei uns 2 no fundo da gaiola. Depois disso ela botou mais 8 ovos e tem 2 meses q está no ninho e nada de chocar. E pior de tudo q ela está c o peito cheio, parece ter mais ovos pra por. Sabem me dizer o que pode está acontecendo? Como ela n choca estou com vontade de retirar o ninho, porém c receio dela morrer por n ter onde botar mais esses ovos. Será q ela não chocou por que coloquei o ninho em abril? Ou será por causa do frio intenso nessa época do ano?

    Obrigado pela atenção de todos.
    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  29. Tenho um casal de periquitos australianos faz três meses, e eles são muito brincalhões e trocam "carinhos", só que há dois dias, eles não param de brigar. O que pode ser essa "confusão" toda ?
    Agradeço a Atenção .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Ou pode ser 2 machos ou 2 femeas. Acho que se tornaram adultos e nao estao se aceitando mais.

      Excluir
  30. tenhó 2 periquito australiano 1 tem o bico azul e o outro esta com o bico marrom escuro. os 2 estão brigando muito mais somente o com bico marrom esta machucado. me ajuda por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. A que esta com o bico marrom e a femea. Retire ela da gaiola e coloque outra femea com este maçho. Se ainda acontecer deixe ele ficar em uma gaiola so por algum tempo. Ele esta stressado.

      Excluir
  31. Pergunta posso tirar os filhotes do ninho para limpar antes de 30 dias??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Eu faço isso sempre pra limpar. Embora eu coloque os filhotes proximo a gaiola de tro de um prato de plastico. Nao vejo problema em tirar so nao aconselho lavar.

      Excluir
  32. Olá meu nome é Adriana, tenho uma fêmea verdinha de pouco mais de 1 ano, ontem comprei um macho azul de mais ou menos uns 7 meses, coloquei juntos porém a fêmea bate nele e ele foge... Será que não vai dar certo por ele ser mais novo, e ela não vai querer aceitá-lo, os mais novos conseguem se relacionar com as mais velhas? E será que ele saberá acasalar na hora certa ou ele teria que ter tido exemplos para fazer? Estou com dúvidas se puder me ajudar desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que a fêmea nao aceitou o macho então troque uma dos dois ..
      A questão de idade deles não tem grande influência nisso.O problema é que ela não aceitou mesmo.Abraços...

      Excluir
  33. pq filhote saen do ninho e fica so no chão não voa nem sabe andar oque devo fazer com eles faz mais de meses , me responda por favor Donizeti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde,coloque outro ninho para que eles possam se abrigarem la dentro.

      Excluir
  34. Ola…. preciso de ajuda urgente; tenho um casal de periquitos e a fêmea começou a botar os 4 primeiros ovos ela botou na grade da gaiola e quebraram dai pensei que fosse o ninho errado e comprei outro ai ela botou dentro... mais tres ovinhos mais depois de mais ou menos uma semana que ela estava chocando o macho surrou ela e nao sei se foi ele ou ela que furou os três ovos e ela está toda machucada no bico e na cabeça faltando penas bem feinha…. o que pode ter acontecido??

    ResponderExcluir
  35. Ola…. preciso de ajuda urgente; tenho um casal de periquitos e a fêmea começou a botar os 4 primeiros ovos ela botou na grade da gaiola e quebraram dai pensei que fosse o ninho errado e comprei outro ai ela botou dentro... mais tres ovinhos mais depois de mais ou menos uma semana que ela estava chocando o macho surrou ela e nao sei se foi ele ou ela que furou os três ovos e ela está toda machucada no bico e na cabeça faltando penas bem feinha…. o que pode ter acontecido??

    ResponderExcluir
  36. Everton boa tarde,
    Tenho uma femea , percebi que ela esta com dificuldade de ficar sobre as duas patas. Eu pesquisei e vi que pode ser o fígado. E veterinário receitou uma gota de paracetamol dissolvida numa colher de água.
    Ela apresentou uma melhora mas continua se equilibrando numa patinha.
    Oque pode ser ?

    ResponderExcluir
  37. Olá boa tarde eu tenho um casal e queria saber pq a minha femia ta bitando ovos seco isso é alguma doença e se tem tratamento ela boto um ovo hoje aí eu quebrei e não tinha nem um tipo de líquido dentro oq será isso o casal não é velho nem novo demais

    ResponderExcluir
  38. Olá boa tarde eu tenho um casal e queria saber pq a minha femia ta bitando ovos seco isso é alguma doença e se tem tratamento ela boto um ovo hoje aí eu quebrei e não tinha nem um tipo de líquido dentro oq será isso o casal não é velho nem novo demais

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde. Poderia me ajudar. Estou com um casal de australiano no.primeiro dia que coloquei o maçho começou a cortejar ela e ela aceitou, porem nao vejo ela entrar no ninho e fica longe. Estao em uma gaiola so. Poderia me ajudar sobre o que ocorre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma...já é um bom começo.Isso mostra que a fêmea já aceitou o macho,ela só entrará no ninho quando eles tiverem feito a primeira postura (acasalamento).

      Excluir
  40. Olá, minha mãe comprou um periquito para fazer companhia para a Nina, (nossa periquitinha). O periquito era jovem, tinha o bico bem azul e por sorte continua azul e já está com 1 ano e 9 meses, mas não desenvolveu no tamanho, continua pequeno todo depenado na cabeça, corpo e sem cauda, se alguém souber ou puder me auxiliar, se tem algum remédio, pois estamos preocupadas com ele. Ao lado da Nina ele parece filho dela, muito pequeno. Aguardo, obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, pode ser alguma deficiencia tente dar vitagold a ele. E deixe ele so. Compre outro macho para a femea. Provalvelmente esse periquito tera que passar por tratamento com medicamentos que possam fazer ele fortalecer. Espero poder ter ajudado.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia, pode ser alguma deficiencia tente dar vitagold a ele. E deixe ele so. Compre outro macho para a femea. Provalvelmente esse periquito tera que passar por tratamento com medicamentos que possam fazer ele fortalecer. Espero poder ter ajudado.

    ResponderExcluir
  43. Tenho um casal de periquitos que ao se reproduzir 2 dos filhotes nasceram com as pernas deficientes eles não andam e 1 nasceu saudável.o que pode ser? comida ,incompatibilidade?Que devo fazer?

    ResponderExcluir
  44. Ola fiz um ninho para meus periquito o ninho e de papelão porem ficou muito par3sido com o ninho de verdade mas sera que a fêmea vai por ovos nele?

    ResponderExcluir
  45. Ola fiz um ninho para meus periquito o ninho e de papelão porem ficou muito par3sido com o ninho de verdade mas sera que a fêmea vai por ovos nele?

    ResponderExcluir
  46. Ola boa noite, tenho vários casais mas apenas um reproduz, mas todos filhotes morrem. Dessa última vez o filhote não fica em pé fica só de perna aberta e ele já tem 21 dias. O que fazer?

    ResponderExcluir
  47. Uma das causas pode ser da mesma família aí os Rh sãos iguais,e assim nascem com deficiencias

    ResponderExcluir
  48. Olá e eu queria saber como saber se o periquito estar na muda

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Muito legal seu blog! Acho bacana a troca de informações. Eu também procuro ajudar o pessoal fornecendo informações sobre periquitos. Abraço! Caso queira dar uma olhada no site, é esse aqui:

    www.meuperiquito.com

    ResponderExcluir
  51. Boa noite, tenho 2 fêmeas e 1 macho em um viveiro, uma fêmea é mais velha e a outra mais nova, a mais velha bota ovos e as duas ficam no ninho chocando, nunca nasce nada, oque faço?

    ResponderExcluir
  52. Boa noite, tenho 2 fêmeas e 1 macho em um viveiro, uma fêmea é mais velha e a outra mais nova, a mais velha bota ovos e as duas ficam no ninho chocando, nunca nasce nada, oque faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um casal há 5 meses a fêmea já botou muitos ovos e não nasce nenhum filhote. O que fazer?

      Excluir
  53. Boa tarde, tenho um casal de periquitos, a fêmea é mais velha que o macho. Mas o problema é que o macho que comprei não desenvolveu nada em tamanho, comprei muito novo não voava ainda e continua não voando, se agarra na gaiola para descer e subir, e pior ainda, está todo depenado. Já observei e não é a fêmea quem judia do pequeno, não sei o que fazer, estou dando vitamina na água mas não obtive resultado. Comprei em Fevereiro deste ano pequeno e continua pequeno. Por favor alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  54. Tenho um casal de periquito e smp tiro filhotes com problemas e sem penas qal o problema?

    ResponderExcluir
  55. Ola amigo, primeiro parabens pelo site !
    Bom eu ganhei um periquito MACHO mais acho que ja é adulto pq tem o nariz azul claro em cima e em baixo azul normal meior forte, e a femia acho que ja é mais velha, pq o nariz ta marrom e cascudo, isso tem algum problema pra ter filhote?
    Eles trocam comida no bico direto, e ela entra no ninho toda hora ..., Sera que vai botar ovo? ate hj nao vi ele ameaçar subir nela ...

    ResponderExcluir
  56. oi meus periquitos australianos nao querem se reproduzir quando o macho tenta se reproduzir a femea nao deixa me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fêmea pode ser jovem para a reprodução

      Excluir
  57. Eu tenho um macho australiano jovem mas a fêmea albina mas ñ sei se a fêmea è jovem ou adulta

    ResponderExcluir
  58. Como saber a idade de um periquito albino fêmea

    ResponderExcluir
  59. Ola bom dia gostaria de saber como fasso pra tirar uma cria cinza?

    ResponderExcluir
  60. no meu caso, tenho 4 periquitos 2 machos e 2 femeas. ja faz mais de um ano q tenho um dos casais, e ate hoje nada de fihotes, ovos e eles si bejam si acasalam. Sera que existe alguma vitamina que faça eles reproduzirem?

    ResponderExcluir
  61. Gostaria de saber que cor tem que ser os pais dos periquitos para eles nascerem cinza??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Isso pode variar muito.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  62. Eu dou alface aos meus periquitos de vez em quando, mais lir num site que faz mau, devo para de dar ou posso continuar dando uma vez ou outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alface é tóxico para eles, pare de dar.

      Excluir
    2. Bom dia,

      Alface faz mal, por isso evite.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  63. Tenho um casal de periquitos há mais de 5 meses.
    Os dois se aceitam numa Boa. A fêmea já votou muitos ovos e não nasce nenhum filhote. Poderia me informar o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são galados ou seja o macho nao cruza com ela

      Excluir
    2. Bom dia,

      Pode ser que um dos dois seja infértil, talvez seja necessário trocar um deles.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  64. Bom dia, tenho um casal de periquitos, eles se dão super bem cruzaram e a periquita colocou 4 ovos porém acredito que não estavam galados, pois não saiu nada quando foi ver só estava as cascas e um pouco de liquido no ninho. Por favor o que deve fazer? Troca o periquito ou espero outra reprodução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente a fêmea ou o macho comeram os ovinhos, evite ficar mexendo muito na gaiola e no ninho, só de uma olhada nos ovos uma vez no dia, quando a fêmea estiver fora do ninho. Espere outra reprodução, se acontecer de novo, troca um dos dois.

      Excluir
  65. Estou com uma dúvida cruel, sou iniciante, me ajudem por favor. Eu ganhei um periquito da minha sogra, ela dizia que era macho. Então depois de um tempo eu fui num pet e pedi ao cara la para me mostrar uma fêmea, queria compra-la para fazer companhia p outro. Sendo que agora, o periquito que eu achava que era macho está colocando ovos e chocando, a cera do nariz está branca. E a que eu achava que era fêmea a cera do nariz tá meio roxo claro e as vezes fica subindo em cima da que está colocando os ovos, mas eu não vejo penetrando nada. Será que eu tive sorte e os sexos veio trocados? E se a fêmea só se reproduz quando a cera do nariz está marrom, pq que a minha está colocando ovos e chocando se a cera do nariz está branca? Me respondam por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente e um macho e uma femea a cera fica marrom porque esta na época de acasalamento mas não sei como explicar a cera branca

      Excluir
    2. Bom dia,

      Como toda a regra, existe exceção. Acredito que você teve sorte sim, pelo que descreveu parece ser um casal. Me envie uma foto para que possa analisar, acesse está pagina, crie uma nova pergunta para postar a foto: http://www.terradosperiquitos.com.br/p/perguntas-e-respostas.html

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  66. Como saber se a fêmea aceito o macho? Quais são as primeiras carrasqueira??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Aconselho que leia este post: http://www.terradosperiquitos.com.br/2012/11/formando-casais.html

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. A fêmea vive batendo no macho o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Você tem que ver se apesar disso eles são um casal, existem fêmeas estressadinhas que batem até no próprio parceiro. Se não forem um casal, aconselho que troque um dos dois, claro, se pretende que eles procriem.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Minha femea aceitou o ninho ela é muito velha ja e já tirou várias ninhadas o macho nunca produziu...então sertão dia vi ela tirando umas baggaseiras da casinha um dia o macho tentou subir em cima dela e gozar nela mas ela não deixa e ele nem sobe so coloca um pé em cima dela e pronto oque vcs acham disso porque ele não sobe logo em cima dela e goza logo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom eu acho que por causa dela ser avançada ela não permite que ele suba nela e ele tenta respeitar o que ela pensa mas ele quer procriar

      Excluir
    2. Minha periquita estava com um macho mais ele fugiu e ela continua botando sera q se eu colocar outro macho agora vai nascer?

      Excluir
    3. Minha periquita estava com um macho mais ele fugiu e ela continua botando sera q se eu colocar outro macho agora vai nascer?

      Excluir
  71. ola, hoje meu perquito macho morreu de forma estranha, estava bem, cantando e de repente comecou a se bater e morreu. A femea ficou com filhotes no ninho. Serã que ela conseguira ciudar dos filhotes. sSera que ela tambem pode morrer assim. Ela ja tem 3 anos.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, ela irá cuidar dos filhotes sozinha. Tome cuidado, pode ser intoxicação por algo.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  72. Ola Se eu corta as asas dos meu periquito eles ainda vai se reproduzir obrigada

    ResponderExcluir
  73. Ola Se eu corta as asas dos meu periquito eles ainda vai se reproduzir obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Podem sim, lembrando que é as penas das asas, não a asa.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  74. Oi boa noite! e feliz dia das mães

    os meus periquitos acasalaram só uma vez, e agora n fazem mais isso porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Eles não ficam acasalando o tempo todo, provavelmente eles já devem ter acasalado outras vezes quando você não estava por perto.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  75. Eu tenho um periquito ele tem 4 ano e pouco e comprei uma femia ela tem meses eles podem da serto para acasalar ela gosta dele ele fica dando umas bocadinhas de leve nela?

    ResponderExcluir
  76. Eu tenho um periquito ele tem 4 ano e pouco e comprei uma femia ela tem meses eles podem da serto para acasalar ela gosta dele ele fica dando umas bocadinhas de leve nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      O correto é esperar que a fêmea complete pelo menos um ano para deixa-los procriarem, antes disso não é bom. Pelo que descreveu eles já são um casal.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  77. Poxa eu tenho um casal, a femea faz carinho nele e ele não reagem a ela porque isso e ela so que ta dormindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pelo que descreveu, ele pode estar doente, leve-os ao veterinário.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  78. Olá ja é o segundo macho que encontramos morto na gaiola a fêmea pode estar matando eles? poraue isso acontece? Oque devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Isso você vai ter que observar, não tem como eu te falar. Já tive fêmeas que batiam em machos, agora, matar nunca aconteceu. Eles estavam machucados?

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  79. Ola boa tarde eu tenho 2 casais de periquitos,eles se dao bem mais eles nao criam eles ate entra na casinha mais logo sai . Um dos macho esta com o zumbido no bico.e as vezes eles chega na porta da casinha ate chega a entrar mais logo sai.queria saber o porque deles nao estarem botando se tem dois ninhos

    ResponderExcluir
  80. Ola boa tarde eu tenho 2 casais de periquitos,eles se dao bem mais eles nao criam eles ate entra na casinha mais logo sai . Um dos macho esta com o zumbido no bico.e as vezes eles chega na porta da casinha ate chega a entrar mais logo sai.queria saber o porque deles nao estarem botando se tem dois ninhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      É complicado dizer o porque disso, siga as dicas da postagem acima.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  81. Bom dia! Me chamo Alexisandra.
    Minha dúvida é que a fêmea colocou x ovinhos e metade deles estão amassado de um lado do ovo, isso pq deve ser o peso dela sobre os ovos. Queria saber se tem alguma possibilidade de esses ovos ter filhotes?
    Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Alexisandra, isso é falta de cálcio, compre "Osso de siba" e coloque na gaiola para "roerem".

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  82. Bom dia!!!
    tinha um casal de piriquito a fêmea começou a colocar ovinhos mais assim que nasceram o macho matou ,em seguida o macho conseguiu fugir da gaiola quando fui limpa lá. resolver comprar outro macho estavao bem depois de 2 dois dias o macho morreu voltei na loja onde comprei me deram outro macho depois de 3 dias esse veio a morrer tbm ,tadinha acabei de crer que ela nasceu pra ser viúva rs mais então depois de 1 semana e meia após a morte desse macho ela já colou dois ovos, será que vai vingar pois ela só teve contato com ele em 3 dias?
    me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se nascer, será do macho que fugiu. É muito estranho esses machos morrerem assim, desconfie, observe o que pode estar causando a morte deles.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  83. Olá, tenho um casal de periquitos e a femea botou dois ovinhos, então resolvi mudar a casinha com o ninho para um viveiro maior com o casal, mas ela parou de entrar na casinha para chocar os ovos, isso é normal? É algum período de adaptação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao é aconselhavel fazer isso, ainda mais se tiver no viveiro outros periquitos.

      Excluir
    2. Nao é aconselhavel fazer isso, ainda mais se tiver no viveiro outros periquitos.

      Excluir
  84. Dizem que não pode mudar de lugar a gaiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não é bom mudar quando estão se reproduzindo.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  85. Qual o local correto para deixar a gaiola? A minha fica na cozinha isso pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não aconselho, prefira um local mais tranquilo.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  86. alguem me ajuda por favor estou com um casal de periquitos a femea colocou um ovo a 7 dias mas nao colocou outros e nem esta chocando e mal entra dentro da casinha o que eu faco? ela vai por ainda? ela vai chocar ? responde alguem ai por favor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente não, ela é nova? Pode ser inexperiência.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  87. Eu estou com uma dúvida terrível. Eu tive um casal de periquitos e com 3 meses eles já tinham procriados, os filhotes eu soltei, pois n tinha muito espaço, o casal morreu aí decide comprar outros, fui no veterinário ele falou que era um casal mas tenho eles a 2 anos e eles nem um ovo colocaram o que faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Soltou? Não faça isso, provavelmente morreram, se ninguém pegou, periquitos australianos são domésticos, não pertencem a fauna brasileira, você poderia ter os vendido para um pet shop ou doado. Acesse a pagina de Perguntas e Respostar e poste uma foto para que eu possa analisar. http://www.terradosperiquitos.com.br/p/perguntas-e-respostas.html

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  88. Olá bom dia, sobre inseminação: posso iniciar a inseminação mesmo que a fêmea não tenha botado nenhum ovo ainda? Dá certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Nunca realizei tal procedimento, aconselho que procure o auxílio de um veterinário.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  89. Outra duvida: tenho dois periquitos albinos(todo branco), como faço para saber quem é macho e quem é fêmea? Pois ambas as ceras são lilaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pelo que descreveu, parece ser dois machos. Poste uma foto na página de Perguntas e Respostas para que eu possa analisar: http://www.terradosperiquitos.com.br/p/perguntas-e-respostas.html

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  90. Boa tarde.
    Amigo, ja crio periquitos á algum tempo. Voces tem algum grupo no watts para trocar ideias e informações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Existe apenas a página de Perguntas e Respostas onde agora é possível postar fotos além de vários outros conteúdos. http://www.terradosperiquitos.com.br/p/perguntas-e-respostas.html

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  91. Como faço pra mandar uma foto dos meus periquitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Basta acessar a página de Perguntas e Respostas, clicar em "NOVA PERGUNTA" e postar a foto. Acesse: http://www.terradosperiquitos.com.br/p/perguntas-e-respostas.html>

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  92. Amigo tenho um casal formado e não a dúvidas. O macho sobe na fêmea pra acasalar mas ele não consegue ficar equilibrado em cima dela porque ??????

    ResponderExcluir
  93. Amigo tenho um casal formado e não a dúvidas. O macho sobe na fêmea pra acasalar mas ele não consegue ficar equilibrado em cima dela porque ??????

    ResponderExcluir
  94. Amigo tenho um casal formado e não a dúvidas. O macho sobe na fêmea pra acasalar mas ele não consegue ficar equilibrado em cima dela porque ??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      O poleiro da sua gaiola não é muito fino? Talvez seja isso.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  95. Olá, tenho 5 periquitos, dois são fêmeas e três são machos, dois albinos e um azul. o azul fica paquerando todos, tanto os machos como as fêmeas, os dois albinos são filhotes, um quase não tem pena e o outro só tem o bico azul clarinho meio cintilante. mas as fêmeas não fazem nada com os machos e sim macho com macho. É normal? entre as fêmeas, tem uma que ainda não está na época de reprodução, mas nenhuma das duas reagem ao que o macho faz. O branco mais velho já fez a dancinha com a fêmea mais velha e ela rendeu um pouco, mas ainda ficou quietinha e ele se afastou dela rapidinho.. Eu não entendendo muito porque isso acontece. Podem ser um casal de machos? Ou é normal ficar assim? Obs: só os machos ficam cantando e dançando..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim Melissa, dois machos podem formar casal, assim como duas fêmeas, porém, isso geralmente acontece quando há falta do sexo oposto. Você pode tentar separar um macho e uma fêmea em cada gaiola para ver se formam casal.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  96. Eu tenho dois periquitos australianos que acabei de comprar um tem narina branca e o outro marom o cara falo que o marom e macho mais eu acho que não eles são novinhos será que não são os dois fêmeas ?

    ResponderExcluir
  97. Eu tenho dois periquitos australianos que acabei de comprar um tem narina branca e o outro marom o cara falo que o marom e macho mais eu acho que não eles são novinhos será que não são os dois fêmeas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem como eu te falar ao certo sem fotos, porém, pelas características que descreveu parecem ser duas fêmeas.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  98. Eu tenho duas femeas e um macho porém uma fêmea minha é mais velha e a outra tem a idade do macho... O casal da msm idade ta numa gaiola do lado da gaiola que ta a fêmea mais velha e o macho fica no cantinho da gaiola dele mais próxima da gaiola dessa fêmea mais velha. Mas ele fica namorando com a mais nova tbm. Sera que ele prefere essa mais velha doq a da idade dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acredito que o correto a se fazer é deixar a gaiola da fêmea mais velha fora de vista, assim o macho não ficará assim. Se notar que depois disso ele não está dando bola para a fêmea mais nova, troque as fêmeas.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  99. Meus periquitos cruzaram tem uma semana mais eles não pois ovos. e cruzaram muitas vezes pq eles não boto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Espere mais um pouco.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  100. Tenho um casal de periquitos australiano e três filhotes deste casal porém um doa filhotes (o mais novo) tem mais de dez dias mas não consegue ficar de pé e as pernas estão bem abertas. Isso pose ser deficiência? O que faço?

    ResponderExcluir
  101. Tenho um casal de periquitos australiano e três filhotes deste casal porém um doa filhotes (o mais novo) tem mais de dez dias mas não consegue ficar de pé e as pernas estão bem abertas. Isso pose ser deficiência? O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pegue um arame daqueles que vem no saquinho do pão e faça uma especie de algema para que assim corrija o problema, claro, deixe folgado quando amarrar para não prender a circulação do filhote.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  102. Eu tenho um casal mas o meu macho parece nao aceitar a cemea o que eu fasso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se não estão formando, talvez seja necessário trocar um dos dois.

      Obrigado pela visita!
      Att. Everton Santos - Portal Terra dos Periquitos

      Excluir
  103. eu tenho 6 periquitos australianos tres sao filhotes tres adultos 2 machos e uma femea ate hoje nao botou o que eu fasso para te filhotes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você os mantem, dentro de gaiola ou viveiro? Tem ninhos? Que local eles ficam? Tudo depende muito.

      Excluir
  104. Meu Casal Acasalou, comprei os dois no meio do ano passado, eram três um eu dei por que me venderam como fêmea, incrível que eu tinha quase certeza que era um macho, resolvi comprar outra femea sem indicação do vendedor, deu certo, o casal se formou, dei o outro macho jovem, e fiquei com oq tinha comprado primeiro, hoje com quase um ano que ja os tenho, eles acasalaram semana passada varias vezes, mas nada de ovinhos ainda, oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olivier, tem que esperar, provavelmente logo logo ela irá botar.

      Excluir
  105. Bom dia !
    Tinha um casal apaixonados que comprei por serem tão unifos mas a femea morreu e comprei outra femea mas pelo visto ele não aceitou ela mesmo assim ela botou 3 ovinhos mas não vingaram e agora o macho esta parecendo doente , parece meio sonolento e co. Diarréia não consegue segurar a cabeça firme e o corpo fica balançando com a respiração e como não entendo alguém pode me ajudar por favor ? Será que ele vai morrer ? ��

    ResponderExcluir
  106. Boa tarde eu tenho um casal um tem a cera azul e outro marrommeio escuro e nunca procriarao ele trocam carinhos mas nunca i eles tentando nada ela tinha o ninho detro da gaiola mas rasgou e destruiu o ninho nao sei o que fazer me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente mudar algumas coisas, mude a gaiola de local, coloque um ninho novo e espere pra ver o que acontece.

      Excluir
  107. Tenho um casal de periquito eles namoram mais so de bico ele tenta subir em cima dela é ela não deixa ela entra no ninho mais e só pra roer isso é normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que descreveu acredito que sim, espere mais um pouco.

      Excluir
  108. como posso sabe se minha femea vai regeita o macho? pofavor responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tem como saber se ela vai rejeitar. Coloque-os juntos e espere alguns dias, depende muito, tem uns que formam bem rápido casais, já outros demoram mais um pouco.

      Excluir
  109. faz 20 dias que meus periquitos estao acasalando e nada de ovos, dou uma olhada todos os dias ,sera que ela vai botar? ou sera o ninho, comprei um mas no lugar onde põe os ovos é solto,e ela fica arrastando e raspando durante o dia todo,sai acasala e entra denovo.o macho alimenta ela. mas nada de ovo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, repare na região da cloaca dela e veja se está com aspecto inchado, se sim, logo logo ela irá botar.

      Excluir
  110. Bom dia! Meu casal já se acasalou já faz mais ou menos uns 4 meses, a femeá entra muito no ninho e eles se acasalam quase todo dia, mais ate agora nada da femeá põe ovos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, realmente isso é estranho, talvez ela ou ele seja infértil.

      Excluir
  111. Meu periquito macho fica vomitano no bico da fêmea que dizer uq elis asim??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leve-o imediatamente a um veterinário.

      Excluir
  112. Boa Noite!
    Olá, Eu tenho 5 Periquitos Australianos sendo 3 Fêmeas e dois Machos..
    sendo que um desses machos o Azul ja teve uma ninhada e dessa ninhada deu 4 ovos mas só nasceram 2 mas essa fêmea que formava um casal com ele morreu ai ele ficou sozinho.
    e na minha outra gaiola com um verde eles ficam dando beijinhos mas nada de ovos. Sendo que a gaiola do verde e do lado do de azul mas só que o Azul e a amarela da outra gaiola vão para o canto da gaiola e ficam cantando e se olhando isso e porque eles querem formar casais ( Amarela e fêmea o azul e macho e o verde e macho tambem tem algum problema de coloca-los juntos com a fêmea?)

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria mandar uma foto para vcs analisarem o sexo e a idade... como faço?

      Excluir
    2. Olá Vitor, basta acessar nossa página de Perguntas e Respostas: http://www.terradosperiquitos.com.br/p/perguntas-e-respostas.html

      Excluir
    3. Ketly, acho melhor você deixar um casal por gaiola, a menos que sua gaiola seja grande o suficiente para colocar todos juntos, lembrando que, se você quiser que eles se reproduzam é necessário que se tenha mais ninhos do que fêmeas, assim você evita que elas briguem.

      Excluir