Muitas vezes nem todos os ovos estão galados, para descobrir isso não é preciso chamar nenhum profissional da área de veterinária, você mesmo pode realizar tal função. Após seis dias que a fêmea tenha sentado para chocar, cuidadosamente vá até o ninho, abra-o, pegue um ovo e coloque na frente do sol ou luz. Repare-o bem, ovos que possuem filhotes, apresentarão veias já formadas e tom avermelhado, já ovos gorados ficarão brancos sem nada. Faça isso com os outros ovos.
Se quer que os periquitos se reproduzam adequadamente, tem que comprar um ninho, que seja capaz de caber a mãe, mais os filhotes lá dentro e que não fique apertado. A caixa do ninho é formada por dois compartimentos, o esquerdo é onde serão depositados os ovos pela fêmea, no meio existe uma proteção para que os filhotes não saiam, já o direito o pai e a mãe assim que os filhotes estiverem maiores entram e ficam nele para tratar deles (filhotes).
A fêmea é a quem escolhe seu parceiro, se tem vários periquitos e quer que formem casais por sua conta basta coloca-los em um viveiro ou gaiola juntos. Já se quer formar um casal afim de conquistar determinadas cores e padrões nos filhotes, é preciso o isolamento total dos outros.
Muitos tem a constante dúvida de como aparar as penas das asas de seus periquitos australianos para que possam deixa-los fora da gaiola. Alguns por falta dessa orientação acabam mutilando sua ave ou deixando-a sem possibilidade de voar o mínimo que seja, cortando as penas da asa ao máximo achando que está fazendo o correto. Pois bem, vamos direto ao assunto: "Como aparar as penas das asas de meus periquitos de forma correta?" Vasculhando pela internet encontrei a imagem abaixo que ilustra perfeitamente como devem ser aparadas as penas das asas. Veja.